segunda-feira, março 28, 2016

Cinco One-Man-Bands do Metal Brasileiro (parte 1)

O termo One-Man-Band foi cunhado para designar bandas com um único integrante que toca todos os instrumentos e também canta. Existem bandas que se encaixam nesse termo, mas contratam um ou outro músico para cumprir uma função que o integrante fundador não domina. Nessa postagem, porém, consideramos apenas bandas que são formadas por um membro cada. O estilo mais comum nesse tipo de banda é o Black Metal, provavelmente influenciados por Varg Vikernes e o Burzum e essa lista não ficou longe dessa "regra". Encontramos três bandas de Black Metal e duas de Death Metal. Confira abaixo:

01 - Thy Light (Black Metal) Do interior de São Paulo, o Thy Light possui dois registros. "Suici.De.pression", demo de 2007 e "No Morrow Shall Dawn", full-length de 2013. O Thy Light é formado pelo vocalista e guitarrista Paolo Bruno da banda Desdominus (Death/Black Metal de Americana-SP) e intitula o seu som como Depressive Black Metal. Suas letras abordam depressão, suicídio, dor e nostalgia.

Ouça: No Morrow Shall Dawn (álbum completo) de 2013.




02 - Crushing Axes (Death Metal) Essa é a one-metal-band "mais produtiva" da nossa lista. Fundada em 2008 em São José dos Campos-SP por Alexandre Rodrigues, o Crushing Axes, banda de Death Metal possui nada menos do que um EP e dez álbuns full-length. Os temas de suas letras são mitologia e misantropia.

 Ouça: Undead Warrior (álbum completo) de 2014.




03 - Svartalfheim (Black Metal) Banda de Black Metal da cidade de Curitiba-PR. O Svartalfheim foi fundado em 2005 e lançou a demo "For Their Memories" em 2007. O registro conta com 05 faixas, com duração de pouco mais de 31 minutos, que são inteiramente executadas por "Hrothvitnir". O estilo adotado pela banda é o Folk Death Metal e os temas abordados em suas músicas são o paganismo e temas medievais. Ouça a faixa título da demo abaixo.

Ouça: For Their Memories




04 - Noldor (Melodic Death Metal) Da capital paulista vem o Noldor. Banda de Death Metal Melódico fundada no ano de 2014. Lançaram dois álbuns full-length. Ambos em 2016. O primeiro, conta com 07 faixas e é intitulado "Aeternum". E o segundo conta com 08 faixas e o título do álbum é "Oblivion". Os temas abordados por Patrick Marçal são depressão, filosofia, ocultismo e suicídio. Ambos os álbuns estão disponíveis na íntegra para audição no youtube.

 Ouça: Aeternum (álbum completo) de 2016.





05 - Lutemkrat (Black Metal) O Lutemkrat é uma one-man-band de Black Metal de Curitiba-PR. A banda foi fundada no ano de 2002 e possui quatro registros, sendo uma demo, um EP, um álbum full-length e uma compilação que conta com sons dos três registros anteriores, além de covers. A compilação "Circumscribed in a World of Senses" foi concluída através de um crowdfunding. As letras abordam os temas tristeza, vazio, guerra e morte.

 Ouça: Circumscribed In a World of Senses (álbum completo) de 2016.


Nenhum comentário: