quinta-feira, agosto 18, 2016

::Resenha:: Hellfuckdominium XXI (Bestial)


Hellfuckdominium XXI é o quinto registro dos profanadores do Rio Grande do Sul, Bestial. Após um longo silêncio de dez anos desde o lançamento do full length “Phalanx of Genocide”, os gaúchos voltam com um EP contando com 5 faixas, dentre as quais 4 são composições inéditas. A gravadora responsável por este trabalho é a Mutilation Records. Os mais de vinte anos de carreira consolidaram o Bestial como um respeitado nome de peso no cenário undeground, tendo rodado por boa parte do Brasil e se apresentado ao lado de grandes nomes do metal mundial, como Marduk, Cannibal Corpse, Malevolent Creation e Destruction.

“Hellfuckdominium XXI” é apresentado num belo digipack com um ótimo trabalho na capa e na arte gráfica, que ficaram aos cuidados da Trezeoff Design. O cuidado com a parte visual do EP merece destaque. A arte da capa (praticamente uma fotografia do inferno) já dá pistas do que vem pela frente.

O EP começa com a intro “Bestial Introduction”, anunciando o caos blasfêmico iminente. “Atomic Blazing Ejaculation” chega distribuindo violência em riffs e solos venenosos. O vocal agressivo e veloz, característico do baixista/vocalista Chuckill está mais marcante neste registro. Ponto para a produção do EP que capturou muito bem a essência da banda como um todo.

“Lascivious Possessor” começa de forma mais cadenciada, dando um descanso para os pescoços dos bangers nos shows Brasil afora (mas não por muito tempo). Uma ótima levada antecede a desgraça sonora. Jeferson Pereira não economiza nos blast beats nessa faixa e demonstra um controle absoluto da bateria, provando que foi uma ótima escolha em seu primeiro registro com a banda. As guitarras de V. Alex e Ed. Storm seguem despejando riffs e solos do fim do mundo.

“Rising Vengeance Flag” figuraria facilmente em uma lista de músicas para definir o death metal brasileiro. Trata-se de mais uma música veloz, como não poderia deixar de ser e mais uma vez destacamos os blast beats do incansável Jeferson Pereira. Mas, obviamente a música não se resume apenas à velocidade da bateria. Cozinha trabalhando notoriamente nessa faixa ao lado das guitarras com ótimos trechos de levadas arrastadas. O título da música cantada a plenos pulmões lembra os velhos tempos do Krisiun. Aviso: o riff dessa música fica grudado na mente por um bom tempo.

Para encerrar o EP, a banda escolheu a música mais longa do trabalho. “Warm And Swollen Raw Leather”. Músicas longas não são uma constante no Death Metal, mas se você pensa que a duração da música fez o Bestial desacelerar, você está enganado, a música passa dos seis minutos de velocidade e hostilidade praticamente do início ao fim. A cozinha também faz-se marcante aqui, assim como os vocais. Algumas passagens das guitarras remetem à grandes obras do death metal mundial (Morbid Angel, por exemplo).

Hellfuckdominium XXI é item obrigatório na coleção do brasileiro fã de death metal. Ao lado de “Hell’s Decrees” dos conterrâneos do Rebaelliun, é uma das melhores obras do estilo feitas no Brasil nos últimos anos. Recomendamos e muito!

Confira abaixo a faixa “Atomic Blazing Ejaculation”, disponibilizada no canal da banda no youtube:

Nenhum comentário: