terça-feira, janeiro 23, 2018

::Resenha:: Retaliate - Tormented by Eternity (Demo)

Retaliate - Tormented by Eternity

Pouco mais de um ano após realizarmos uma resenha do álbum "Stream of Excrements", a banda catarinense Retaliate, lançou de maneira independente, a demo "Tormented by Eternity", que apresenta ao público duas composições próprias e inéditas. A  capa foi desenvolvida pelo amigo pessoal da banda e autor da arte da primeira demo "Death Does Not Heal", de 2016. A produção da demo ficou por conta da própria banda e do também amigo do grupo, Bruno Leal. 

No momento em que a faixa "Where Yahweh Doesn't Dwells" se inicia, o trabalho já começou a chamar a atenção deste que vos escreve, pois a voz do famoso humorista e crítico norte-americano, George Carlin, em um conhecido e icônico discurso contra a religião é quem introduz o Death Metal do grupo.

   
Assim que o discurso cessa, a pancadaria começa. Com uma linha old school, agressiva e veloz sem exageros. Um vocal que é um bom equilíbrio entre agudo e grave, tendendo mais para o estilo 'rasgado' cantado em interessantes linhas. Riffs que transmitem a essência do metal extremo da velha guarda, denunciando uma possível influência dos brasileiros do Vulcano e bases de guitarra que formam um ótimo casamento com os solos. A bateria certeira articula o andamento da ótima faixa, acompanhada pelo peso coeso do baixo, que encorpa muito bem a composição.

Dando sequência ao trabalho com a faixa-título da demo, o 'espírito' da musicalidade se mantém o mesmo, evidenciando a identidade da banda. O trabalho da bateria parece ser mais intenso por aqui. O refrão é um grande momento da música, com riffs marcantes e uma construção como um todo, bem elaborada. Destaque também para uma levada mais cadenciada pós refrão e solos altos, que novamente nos remetem aos primórdios do metal pesado. 

A demo Tormented by Eternity possui apenas duas faixas e acaba em pouco mais de seis minutos, mas é mais um ótimo trabalho e o terceiro registro dos bangers que iniciaram suas atividades em 2015. Vale destacar que existem algumas diferenças na musicalidade da banda em comparação ao álbum lançado em 2016, como por exemplo o vocal de Edson Souza, que apresentou um timbre diferenciado por aqui. As mudanças são algo natural e até desejável na criação de novas músicas, pois ninguém quer ficar marcado por repetição. No entanto, apesar de algumas mudanças na sonoridade, a essência da banda se mantém, o que aumenta com o tempo é a técnica, vontade e agressividade de bandas de metal. Certamente é o que se vê por aqui neste novo trabalho.


A demo foi lançada em formato K7 em uma edição limitada para colecionadores e está disponível para audição no BandCamp da banda. Confira no link ao final da resenha.

Atualmente o Retaliate está à procura de um baixista. Confira nota publicada em sua página no Facebook: "Estamos a procura de um cara que goste de thrash/death metal, e tenha o mínimo conhecimento do seu instrumento. Porque o resto a gente arruma! Se souber fazer uns back-vocals, será perfeito".

BandCamp: https://retaliatebr.bandcamp.com/album/tormented-by-eternity

Nenhum comentário: